A Base Aérea 11 (BA 11) celebra esta quinta-feira, 21 Outubro, o Dia da Unidade, que assinala o seu 46º aniversário.
A cerimónia vai decorrer ao longo de toda a manhã e contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, general Luís Araújo.
Para as 09h00 está agendada uma missa na capela da unidade, seguindo-se, após a recepção das entidades convidadas, pelas 11h15, a apresentação das forças em parada, a integração do estandarte nacional na formatura, a alocução do comandante da BA 11, coronel Barros Ferreira, a rendição dos porta-estandartes nacional e da unidade, a homenagem aos mortos, a imposição de condecorações a militares e entrega de medalhas comemorativas a funcionários civis, o desfile das forças em parada e dos meios aéreos, e a demonstração dos esquadra acrobática "Rotores de Portugal".
A BA 11 da Força Aérea Portuguesa (FAP) foi criada em 21 de Outubro de 1964 com a finalidade de corresponder aos acordos bilaterais entre o Estado português e a República Federal da Alemanha.
No ano de 1970 estacionaram em Beja os aviões F-104 da Foraça Aérea Alemã (FAA), sendo que no período de 1973 a 1980 a base bejense funcionou como aeródromo de apoio a aviões militares, quer da FAP quer da FAA, e, ainda, a aviões comerciais da TAP e da Lufthansa.
A não renovação do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da BA 11 determinou o fim da actividade da FAA em Beja, tendo a cerimónia de encerramento tido lugar a 16 de Dezembro de 1993, com a presença dos ministros da Defesa dos dois países.
Por despacho do Chefe do Estado-Maior da FAP, datado de 12 de Janeiro de 1987, a Esquadra 103 foi transferida da BA 5 para a BA 11, iniciando-se assim uma nova fase da vida da unidade, com aeronaves nacionais estacionadas em permanência. (CA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.