Cerca de 350 militares participam, na BA5, num curso táctico internacional que envolve dez F-16 MLU. A realização do exercício em Portugal irá permitir poupar1,2 milhões de euros.
Considerado “o melhor e mais exigente curso táctico na Europa”, o “Fighter Weapons Instructor Training” (FWIT) decorre habitualmente na Holanda. Este ano contudo, e pela primeira vez, a última fase do exercício tem lugar em território nacional, mais precisamente na Base Aérea de Monte Real. Começou no passado dia 11 e irá prolongar-se até 19 de Novembro.
O treino, que envolve 350 militares portugueses, dinamarqueses, belgas, holandeses e noruegueses, visa elevar o grau de conhecimento e execução táctica com o F-16 MLU, através da partilha de recursos e integração das forças do grupo European Air Forces.
Aos dez F-16 e militares do grupo European Air Forces, “juntam-se outros meios nacionais no apoio às missões do FWIT, actuando como forças amigas ou forças opositoras, dependendo do cenário preparado”, explicou Eurico Craveiro, comandante da BA5.
Segundo o responsável, a realização do curso em Portugal irá permitir à Força Aérea Portuguesa ”poupar avultados recursos financeiros”. A participação no exercício fora de portas com deslocação de recursos humanos e materiais foi estimada em cerca de 1,5 milhões de euros. Ao manter-se em Portugal, o custo da participação portuguesa desceu para um sexto daquele montante, revelou ainda. (RL)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.