Realiza-se amanhã, dia 9 de Novembro, na Base Aérea Nº5 (BA5), em Monte Real, a Cerimónia de entrega do 25º Motor da aeronave F-16, o último do Programa de Modificação dos Motores F100-PW-200C para F100-PW-220E.
O processo de modificação dos motores, que teve início em 1999, consistiu na desmontagem integral dos “-200C” e posterior montagem com incorporação de novos componentes e acessórios.
A nova versão apresenta como inovações mais significativas o facto de o seu sistema de controlo global passar a ser completamente digital e computorizado, incorporar novos controlos de combustível hidromecânicos e de serem instalados novos componentes no motor aumentando significativamente a sua fiabilidade e durabilidade.
Este Programa permitiu aumentar a capacidade de manutenção de motores do F-16 na Força Aérea, com impacto na redução dos custos de sustentação futuros deste Sistema de Armas.
Também neste dia e na BA5, o Ministro da Defesa Nacional (MDN) visitará a Sub-Fase III do curso Fighter Weapons Instructor Training 10 (FWIT 10) que está a decorrer, nesta Unidade, desde o dia 11 de Outubro e terminará a 19 de Novembro.
O FWIT 10 tem por objectivo formar Pilotos Instrutores Tácticos, com os conhecimentos teóricos e práticos necessários para liderar de forma efectiva o treino táctico operacional e eventuais operações reais de uma Esquadra de combate.
A Sub-Fase III (Employment Phase) é parte integrante da Fase de Treino Ar-Chão do FWIT 10, em que participam 2 pilotos da Esquadra 301 que estão a finalizar o curso.
No exercício estão envolvidas 14 aeronaves F-16 e mais de duas centenas de militares das nações participantes, que realizam missões diurnas e nocturnas.
A Força Aérea Portuguesa emprega no exercício 4 aviões F-16 e um destacamento de três aeronaves de apoio: um C-130 da Esquadra 501, um C-295 da Esquadra 502 e um EH-101 MERLIN da Esquadra 751.
O exercício conta com a participação dos cinco países que integram o conceito European Participating Air Forces, nomeadamente, Portugal, Holanda, Noruega, Dinamarca e Bélgica.
Programa
11H20 – Chegada do General CEMFA à BA5;
11H50 – Início da Cerimónia;
- Apresentação pela Direcção de Manutenção de Sistemas de Armas sobre o Programa de Modernização dos Motores;
- Alocução do representante da Pratt & Whitney e entrega da Placa Comemorativa;
- Alocução do General CEMFA;
12H30 – Fim da Cerimónia.(Rostos)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.