A Protecção Civil mobilizou para a Cimeira da NATO 700 operacionais, apoiados por 200 viaturas, que, entre quinta-feira e sábado, tem posicionado no Parque das Nações, em Lisboa, um posto de comando operacional conjunto.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) refere que a estratégia operacional estabelecida visa «garantir a máxima eficácia, rapidez e coordenação nas acções de resposta a qualquer ocorrência de protecção civil e socorro» que venha a surgir durante a Cimeira da NATO, que se realiza em Lisboa na sexta-feira e no sábado.
O Regimento de Sapadores Bombeiros e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa, Forças Armadas, INEM, Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, Força Especial de Bombeiros «Canarinhos», Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, EDP, Portugal Telecom e a Direcção-Geral da Autoridade Marítima são as entidades na área da protecção civil e socorro que compõem o dispositivo mobilizado para o evento.
A Protecção Civil adianta que, em situação de reserva táctica, vão estar diversos corpos de bombeiros dos distritos de Lisboa e Setúbal, além de todos os comandos distritais da ANPC e os corpos de bombeiros do país.
O dispositivo conta com valências nas áreas do reconhecimento e avaliação, coordenação aérea, busca e salvamento em ambiente terrestre e aquático, salvamento em estruturas, emergência pré-hospitalar e evacuação sanitária, busca e resgate aéreo, monitorização, detecção avaliação e descontaminação nuclear, radiológica, biológica e química.(IOL)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.