Uma das tarefas explícitas da UNIFIL (United Nations Iterim Force in Lebanon) é apoiar a população civil. Nesta área, a ligação entre as necessidades da populaçãodas possibilidades da UNIFIL, é feita através do Gabinete do "Civil Affairs" que em coordenação com e o J9 (CIMIC) e o Engineer Support Service (ESS), procuram auxiliar a população na Área de Operações, apoiando o desenvolvimento económico-social através da reconstrução de estruturas e construção de novas infra-estruturas.
A UnEng8 até ao momento tem executado diversas acções no âmbito das descritas, recebendo tarefas de Cooperação Civil-Militar (CIMIC) através do ESS e coordenando localmente com as autoridades civis e os "Civil Affairs" da UNIFIL.
A vincada vocação da unidade portuguesa para construir, constitui-se como ferramenta essencial na execução de projectos CIMIC. Neste âmbito, salientam-se os trabalhos executados na povoação de Ayta Ash Ab, povoação bastião do Hezbollah, cujos efeitos da guerra de 2006 continuam a ser visíveis. A execução de 2 (dois) caminhos agrícolas (ZB3 e ZB4), uma estrada na povoação (ZB1) e a reparação do pátio da escola primária, são exemplos dos trabalhos desenvolvidos. Salienta-se que no caso concreto dos caminhos agrícolas, estes servem não só a população local a como acesso a locais de cultivo, como também a missão da UNIFIL, melhorando a sua mobilidade no cumprimento da sua missão ao longo da Área de Operações.
O contacto dos nossos militares com a população civil tem sido fundamental para a crescente melhoria das relações com a população e a aceitação da UNIFIL. A razão? O trabalho executado melhora as condições de vida das populações; a forma de estar dos nossos militares e o seu empenho cativam a simpatia dos locais, que não se inibem de o demonstrar diariamente com atitudes de apreço.(EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.