A vila de Fronteira, no distrito de Portalegre, será palco, nos dias 2 e 3 de Abril, da Feira Medieval e da recriação histórica da Batalha dos Atoleiros, que recorda a vitória de Portugal sobre Castela, em 1384.
No primeiro fim-de-semana de Abril, Fronteira mergulha no tempo e a vila transforma-se num verdadeiro palco de história e num ambiente único de feira medieval, convidando os visitantes a reviver a histórica Batalha dos Atoleiros, em que o exército comandado por D. Nuno Álvares Pereira venceu as tropas de Castela, em 1384, sendo que os portugueses não sofreram uma única baixa.
A recriação da Batalha dos Atoleiros decorre domingo, dia 3 de Abril, às 15h, no Campo da Batalha, na zona industrial de Fronteira e os interessados podem participar como figurantes nesta que foi uma das mais importantes e determinantes lutas de independência de Portugal.
A abertura oficial da feira medieval de Fronteira realiza-se no sábado, 2 de Abril, às 12h. Ao longo do dia há animação de rua, desde danças e folias com saltimbancos e menestréis, visita do almotacem e do meirinho aos mercadores, passando pelo teatro de rua até a espectáculos com cuspidores de fogo e malabaristas. No Parque de Jogos Medievais, os mais pequenos e as famílias vão poder divertir-se, experimentando as mais diferentes formas de entretenimento da época.
Depois de apreciarem o mercado medieval que decorre ao longo das ruas e praças da vila, os visitantes podem entregar-se aos comeres e beberes medievais nas tabernas do mercado e, às 21h, assistir ao torneio de armas a cavalo na praça do burgo.
Ao final da noite (22h30), decorre a recriação da partida das hostes castelhanas que aquartelavam no Crato em direcção a Fronteira com intenções de lhe pôr cerco e da partida dos homens de armas que vão engrossar as fileiras do exército português, comandado por D. Nuno Álvares Pereira.
O sábado termina com o espectáculo de dança e malabares de fogo “Os Guardiães do Tesouro”.
No domingo, as tasquinhas continuam a atrair os visitantes, assim como o mercado medieval. Às 15h00 acontece a tão esperada Recriação da Batalha dos Atoleiros. Duas horas mais tarde, às 17h00, as tropas de D. Nuno Álvares Pereira chegam ao burgo, animadas pela celebração da vitória e a aclamação popular.
O evento é promovido e organizado pela Câmara Municipal de Fronteira e a entrada é gratuita. (J.Nisa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.