Decorreram em Vila Nova de Foz Côa, em 20 de Março, as Cerimónias Comemorativas do Dia do Núcleo e de inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar, simultaneamente um Memorial onde figuram os nomes dos Combatentes Fozcoenses do Exército e da Força Aérea tombados por Portugal naquele conflito ultramarino. As Cerimónias tiveram início pelas 10horas da manhã com a concentração de Convidados, Sócios e seus familiares, junto às instalações do Núcleo; seguindo-se o hastear dos estandartes da Câmara Municipal de Foz Côa e do Núcleo no Monumento aos Combatentes.
De seguida foi celebrada Eucaristia na Igreja Matriz de Foz Côa, celebrada pelo Pároco Ferraz, perante assistência de muitos Sócios e seus familiares, Delegações dos Núcleos da Guarda, Sabugal e Belmonte acompanhados dos seus Estandartes.
Ás 12horas procedeu-se ao hastear da Bandeira Nacional no Monumento, cerimónia que teve honras militares a cargo de uma força de escalão Pelotão – do Centro de Instrução de Operações Especiais, seguida da Bênção religiosa do Monumento e do momento de inauguração deste, marcado pelos discursos pelo Presidente do Núcleo de “Foz Côa”; pelo Presidente da Câmara Municipal de Foz Côa – Eng.º Gustavo Duarte e pelo Vice-Presidente da DC da LC em representação do General Presidente da DC da LC – Gen Chito Rodrigues, discursos que culminaram o momento solene, aludindo ao esforço de uma Nação e dos seus Combatentes na Guerra do Ultramar, agora consagrados no Concelho de Foz Côa com o Monumento que evoca, testemunha e perpetua esse esforço.
A Cerimónia prosseguiu com a entrega da Medalha Comemorativa das Campanhas a vários associados, finda a qual se seguiu um almoço de confraternização num restaurante da Cidade. Cerca de 90 Associados, familiares e convidados participaram nas Cerimónias do 2.º Aniversário do Núcleo. (LC)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.