Desde a idade das cavernas que o homem sentiu necessidade de comunicar. Algumas vezes fazia-o através de sons, outras vezes de fumo, outras ainda por gestos, mas a mais importante e aquela que permitiu ficar visível para as gerações seguintes foi a imagem, quer fosse gravada na rocha, quer em outros materiais. É neste contexto que desde o dia 21 de Janeiro de 2011 está patente em Camp Warehouse, no Bar Português, uma mostra de fotografia denominada “Olhares sobre o Afeganistão”
A mostra é um trabalho do sargento-ajudante (SAJ) FZ Silva. É simplesmente um olhar mais atento sobre a complexidade deste país e a vivência do seu povo no dia-a-dia, as enormes assimetrias, as dificuldades impostas pelo próprio clima, a poluição e a sobrevivência a todo o custo que punem atrozmente quem aqui nasce. A imagem dos homens que ainda são crianças, no desempenho dos trabalhos mais pesados, as mãos castigadas e as sandálias que nada protegem, os rostos vincados pelo sofrimento, não podem deixar ninguém indiferente.
Não fossem as dificuldades na movimentação por questões de segurança e a mostra poderia ser mais ousada. Algumas das imagens foram colhidas através da minúscula janela da viatura blindada HUMMER durante o reconhecimento, dos deslocamentos para as carreiras de tiro ou para os campos de treino dos militares do Exército Afegão (Afgan National Army - ANA).
A mostra de fotografia foi aberta pelo Comandante do Contingente Nacional, acompanhado de alguns militares que puderam estar presentes.
Este trabalho que ficou patente até ao final de Janeiro pretendeu também servir de estimulo para um concurso de fotografia do Contingente Português no Afeganistão.
A mostra de fotografia pretende, para além da comunicação, ser também um momento lúdico durante a tarefa deste contingente e motivar ainda os militares para a captação de imagens num cenário e numa Sociedade tão diferentes da nossa, mas que encerra também história e que possui uma cultura extremamente rica em usos e costumes. (Fuzileiros)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.