9 de março de 2011

Portugal entrega CESSNA FTB 337G a Moçambique

No âmbito da Cooperação Técnico-Militar (CTM), a Força Aérea iniciou um projecto ousado e de grande importância, em Maio de 2010, com a recuperação, na Base Aérea Nº1, em Sintra, de duas aeronaves CESSNA FTB 337G, que passarão a fazer parte do dispositivo da Força Aérea de Moçambique.

A primeira dessas aeronaves foi entregue no dia 3 de Março, pelo Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, que se fez acompanhar pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, numa visita oficial naquele país.

O CESSNA FTB 337G, destinado a operações aeromédicas, treino de pilotos e vigilância marítima, dispõe de tecnologias de última geração e pode voar em todas condições as meteorológicas. Tem capacidade para voar 500 horas por ano e poderá funcionar durante seis anos sem inspecção.

A entrega desta aeronave representa o culminar de uma etapa de um processo de trabalho que, no âmbito do CTM, envolve militares de várias especialidades da Força Aérea, que prestam apoio técnico em diversas áreas, nomeadamente, na formação de pilotos aviadores, na Academia Militar Marechal Samora Machel, em Nampula, e de sargentos, na Escola de Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, em Boane. Vários militares estão a fazer cursos de pilotagem e de mecânica. Outros estão a receber formação na área de electro-aviónica.

O projecto abrange ainda, o desenvolvimento de um mini-centro de medicina aeronáutica e a construção de uma biblioteca.

A formação de pessoal técnico para trabalhos de manutenção e de apoio à actividade aérea é parte fundamental do projecto, para o desenvolvimento futuro da Força Aérea de Moçambique que, e com a ajuda da Força Aérea Portuguesa, tem hoje mais meios e recursos para desenvolver a sua actividade. (F.A.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.