A Marinha vai realizar, nos dias 3 e 4 de Maio, na Figueira da Foz, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos e de salvamento marítimo, baptizado “FOZ 2011”.
O principal objectivo será treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional em espaços marítimos restritos, e a mobilização e actuação em terra, em coordenação com entidades locais com responsabilidade ou interesse no combate à poluição do mar por hidrocarbonetos.
O exercício Foz 2011 consistirá na simulação da contenção e recolha de combustível derramado, após a colisão de um navio mercante com o molhe Norte da barra do Porto da Figueira da Foz, ao largo e nas águas do porto e da marina da Figueira da Foz, no rio Mondego e em duas praias, procedendo-se também à limpeza das praias e à evacuação e salvamento marítimo de um ferido grave e de um cetáceo.
A prevenção dos riscos e dos fenómenos naturais intensos, bem como de acidentes tecnológicos, que comprometem, frequentemente, o equilíbrio entre o ambiente social e o ambiente natural, constitui uma das missões mais importantes das entidades envolvidas em matéria de prevenção.
Nesse quadro, o intenso tráfego de navios no Porto da Figueira da Foz, representa, em abstracto, um risco relevante de poluição do meio marinho, exigindo das autoridades competentes, a preparação prévia de respostas prontas e eficazes, para fazer face a ocorrências dessa natureza.
Organizado pela Marinha/Autoridade Marítima Nacional, em articulação com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, e contando com o apoio da Administração do Porto da Figueira da Foz, participam nas acções de combate à poluição inúmeras entidades, nomeadamente a Força Aérea Portuguesa, o CDOS Coimbra, as juntas de Freguesia de São Julião e de São Pedro, o Serviço Municipal de Protecção Civil, o Corpo de Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, as delegações da Cruz Vermelha Portuguesa dos Carvalhais e da Figueira da Foz, o Departamento de Biologia da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), a CONSULFOZ-Consultoria marítima, Lda., a Associação de Bodyboard Foz do Mondego, o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios e a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.
Associam-se ainda à iniciativa, a Cooperativa de Produtores de Peixe da Beira Litoral e as empresas United Resins, Soporcel e Águas da Figueira. Salienta-se o envolvimento das escolas secundárias do concelho da Figueira da Foz que, atendendo ao interesse do evento, terão alunos seus a presenciarem o exercício.
Associado ao simulacro, realiza-se na tarde de 3 de Maio, das 15h00 às 17h30 horas, no Auditório do edifício do Museu e Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, um colóquio dedicado ao tema da poluição do meio marinho.
Igualmente na tarde de 3 de Maio, das 15h30 às 18h30, estarão abertas a visitas ao público, na posição 1 do Porto Comercial da Figueira da Foz, um navio e uma embarcação de combate à poluição do mar, respectivamente da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.
O Exercício “FOZ 2011” contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. (O Figueirense)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.