5 de maio de 2011

Forças Aéreas Internacionais testam F-16 MLU em Portugal


Decorre desde o dia 28 de Abril até ao dia 10 de Maio na Base Aérea Nº5 (BA5), em Monte Real, a avaliação operacional Early Operational Assessment (EOA), que faz parte de uma das fases do Programa de Testes e Desenvolvimento do software M6.1 da aeronave F-16 MLU.

O EOA, complementado posteriormente com a fase do Operational Test & Evaluation, permite uma avaliação e controlo da futura versão e possibilita introduzir correcções e/ou alterações a este Programa, que deverá ser entregue para implementação operacional no segundo semestre de 2012.

Nesta fase de testes, realizada na BA5, estão envolvidas 9 aeronaves F-16 e cerca de duas centenas de militares das nações participantes, que integram o conceito European Participating Air Forces, nomeadamente, Portugal, Holanda, Noruega e Bélgica. A Dinamarca também integra este grupo mas por motivos operacionais efectuará os voos de teste no seu território.

Durante os 9 dias previstos para voos, que visam testar os sistemas e as novas capacidades da versão M6.1, são realizadas missões específicas da operação do F-16, que contam com a participação de aeronaves F-16 MLU, da Esquadra 201 e 301; EH-101 MERLIN da Esquadra 751 para largada de alvos no mar; militares do Centro de Relato e Controlo, que asseguram a eficiência dos sistemas de troca de informação via Link-16, e duas equipas de Controladores Aéreos Avançados, uma nacional e uma Belga.

A versão M6.1 apresenta avanços significativos para o sistema de armas F-16 que se traduzem numa maior capacidade e velocidade de transferência de informações para a aeronave relativas à missão; em informações verosímeis sobre a identificação de outras aeronaves, nomeadamente hostis; na simplificação da integração de armamento ar/solo; em actualizações nos sistemas de navegação e Comunicações e, por último, na actualização do sistema “Targeting Pod”, que possibilita a visualização de imagens ar/solo. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.