No período de 26 Setembro a 07 de Outubro, o Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº 3 participa no exercício internacional de mergulho profundo – DEEP DIVEX 2011, organizado pela Marinha Canadiana e realizado em Halifax, no Canadá.
Além da equipa de mergulhadores portuguesa constituída por sete militares, participam mais seis países, designadamente Canadá, Bélgica, Finlândia, Estados Unidos da América, Noruega e Itália (observador).
O DEEP DIVEX é um exercício anual, organizado de forma rotativa pelos países participantes que utilizam a mesma tecnologia e equipamentos de mergulho, especialmente concebidos para o mergulho profundo em ambiente de Guerra de Minas. Tem como principais objectivos o treino das equipas de mergulho profundo na área militar da Guerra de Minas, a Inactivação de Engenhos Explosivos e o Salvamento Submarino. No âmbito do serviço público, visa o adestramento das equipas em operações de combate ao narcotráfico em colaboração com outras entidades, e no âmbito da protecção civil.
Este destacamento está essencialmente dedicado à Guerra de Minas, operando igualmente com veículos robotizados (Autonomous Underwater Vehicles – AUV) vocacionados para esta tarefa. A sua principal missão é garantir a capacidade para realizar operações de desminagem dos portos nacionais e de áreas de interesse onde seja importante navegar de forma segura, bem como o apoio em operações anfíbias na desminagem das zonas de acesso às praias/portos.
Neste propósito, participa também no exercício DEEP DIVEX 11 a convite da Marinha, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o AUV SEACON totalmente construído pela FEUP em parceria com a Marinha. Esta parceria tem dados excelentes resultados despertando um elevado interesse de outras Marinhas Aliadas e não só, no desenvolvimento destes veículos. Neste exercício, a FEUP demonstrará às Marinhas presentes a capacidade dos SEACON. Este projecto poderá ser comercializado num futuro próximo, assumindo Portugal um lugar de destaque num nicho tecnológico importante na área de maior interesse estratégico para Portugal, o Mar.
A participação no exercício é uma excelente oportunidade de treino em cenários diversificados, permitindo cimentar e validar a capacidade de mergulho profundo da Marinha Portuguesa, assim como fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação entre as várias Marinhas participantes, nesta vasta área de actividades. (MGP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.