4 de outubro de 2011

Relatórios da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul são "Memória do Mundo" da UNESCO

Os relatórios, originais e únicos, de Gago Coutinho e Sacadura Cabral relativos à 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922, e que fazem parte do acervo do Arquivo Histórico da Biblioteca Central da Marinha, foram incluídos no Registo Internacional da "Memória do Mundo" da UNESCO, o que reflecte "o seu valor excepcional".

A candidatura dos “Relatórios da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul” elaborados por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, para inscrição no Registo da “Memória do Mundo” da UNESCO, tinha sido efectuada pela Biblioteca Central da Marinha em Março de 2010.

De acordo com a UNESCO, a inclusão do relatório no Registo da Memória do Mundo “reflecte o seu valor excepcional e significa que deve ser protegido em benefício de toda a humanidade” e “oferece uma excelente oportunidade para chamar a atenção para a importância da memória colectiva e da sua salvaguarda”.

O Registo da “Memória do Mundo” da UNESCO inclui o património documental que, com base em recomendação do Comité Consultivo Internacional da Memória do Mundo, é aprovado pelo Director-geral da UNESCO como satisfazendo os critérios de selecção, no que respeita ao seu interesse internacional e valor universal excepcional.

A “Memória do Mundo” é um programa da UNESCO que visa a preservação e divulgação do acervo documental valioso existente nos arquivos e bibliotecas em todo o mundo. A missão do Programa Memória do Mundo é:

- Facilitar a preservação, por meio das técnicas mais adequadas, do património documental mundial;
- Facilitar o acesso ao património documental;
- Aumentar a consciência mundial sobre a existência e importância do património documental. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.