Ao serviço de Portugal e dos portugueses a Força Aérea dispõe 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano um dispositivo em alerta para dar resposta às diversas solicitações que lhe são apresentadas, quer no continente quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Só nos últimos quatro dias, no período de 19 a 22 de Fevereiro, a Força Aérea efectuou sete missões de salvaguarda da vida humana totalizando cerca de 18 horas de voo quer em evacuações aeromédicas, busca e salvamento e transporte de órgãos.
Das sete missões, cinco foram realizadas nos arquipélagos pois a necessidade de fazer chegar um doente urgente à assistência hospitalar é uma realidade constante e, para isso, são empenhadas as aeronaves C-295M e EH-101 MERLIN, que se encontram em prontidão máxima nos Destacamentos Aéreos dos Açores e da Madeira.
O dia 22 de fevereiro, para além das evacuações aeromédicas nas ilhas, foi também marcado por uma missão de transporte de órgãos do Porto para Lisboa, na qual foi acionado o FALCON 50, e por um resgate a um octogenário, que caiu de uma arriba na Praia da Vigia, em Sintra, missão esta efetuada pela tripulação do helicóptero EH-101 MERLIN. (FAP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.