O Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea (CTCFA), localizado no Aeródromo de Manobra Nº1, em Maceda - Ovar, assinalou, no dia 19 de junho, o seu 26º aniversário com uma Cerimónia Militar, na qual foi realizada uma demonstração de capacidades operacionais do CTCFA.
A Cerimónia foi presidida pelo Tenente-General Carlos Tia, Comandante Aéreo, que realçou o esforço, zelo e determinação dos militares que desempenham esta função pois é necessário "gosto e aptidão própria, acompanhada de intuição, para desenvolver diariamente um intenso trabalho" com os cães militares utilizados nas diferentes vertentes cinotécnicas (segurança, detecção de estupefacientes e explosivos). Evidenciou igualmente o papel relevante do CTCFA em missões públicas (demonstrações cinotécnicas à população).
A finalizar a cerimónia foi realizada uma demonstração de capacidades operacionais que revelou o nível de prontidão e proficiência das equipas cinotécnicas em várias áreas, tais como, na libertação de reféns, proteção de altas entidades, defesa de meios aéreos, defesa de áreas sensíveis, detecão de intrusos, detecão de explosivos e estupefacientes em aeronaves e bagagens.
O CTCFA tem como missão:
- Ministrar os Cursos de Intrutores, Monitores e Tratadores de cães militares nas vertentes de guarda, deteção de droga e explosivos;
- Efetuar reciclagens, estágios e treinos de conjunto de forma a garantir a proficiência do efectivo cinotécnico da força aérea;
- Manter em estado de prontidão a reserva operacional cinotécnica da Força Aérea;
- Manter o nível de prontidão e proficiência superiormente sancionado para a Equipa de Demonstração Cinotécnica da Força Aérea. (FAP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.