A Universidade do Minho e a Força Aérea Brasileira (FAB) realizam, esta semana, jornadas para aprofundarem o acordo de desenvolvimento educacional e de investigação científica aplicada entre as duas instituições. O projeto iniciou-se há cinco anos e já permitiu a dezenas de oficiais da FAB “aumentarem as suas competências profissionais, preparando-se para o desafio atual de desenvolvimento sustentado do Brasil”.
Uma comitiva brasileira veio à UMinho e distinguiu inclusive o Reitor António M. Cunha com uma placa comemorativa pelo apoio prestado ao aperfeiçoamento académico dos oficiais. A FAB já tinha atribuído em 2011 a Medalha de Mérito Santos-Dumont a duas pessoas da UMinho pelos serviços prestados à aeronáutica brasileira: a professora catedrática Margarida Proença, então vice-reitora da área Administrativa e Financeira, e a técnica superior Estela Vieira, da Escola de Economia e Gestão (EEG).
A comitiva da FAB contou com responsáveis como o secretário de Economia e Finanças, António Franciscangelis Neto, o diretor do Instituto de Economia e Finanças, Geraldo Ignachiti, o adido Aeronáutico Brasileiro em Lisboa, Roberto Pitrez, o adjunto da Subsecretaria de Contratos e Convênios, Marcelo Gomes Meirelles, e o ajudante de Ordens do Secretário, Cléber Vieira, além de vários oficiais alunos da UMinho. O grupo visitou os campi de Azurém (Guimarães) e de Gualtar (Braga) e reuniu também com os presidentes da Escola de Engenharia e da EEG, respetivamente Paulo Pereira e Manuel Rocha Armada. Tratou-se da primeira visita de trabalho oficial promovida pela EEG e pelo Instituto de Economia e Finanças da FAB.
A EEG-UMinho recebe alunos da Força Aérea Brasileira desde 2007; tem actualmente nove oficiais a frequentar cursos de mestrado (três deles prestes a defender as suas dissertações) e no próximo ano lectivo prevê-se que haja 16 oficiais em vários mestrados (admissão de dez oficiais em 2012/13). As jornadas servem ainda para alguns dos oficiais apresentam os seus trabalhos, que se pretendem de relevância para a Força Aérea Brasileira. O compromisso é assumido entre as duas instituições promotoras, que celebraram já um acordo de cooperação e intensificaram as relações institucionais. (C.M)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.