9 de outubro de 2012

COMEMORAÇÕES DO 202º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DO BUÇACO

O Exército, através da Direção de História e Cultura Militar promoveu, no passado dia 27 de Setembro de 2012, no Terreiro do Monumento, no Buçaco, as comemorações do 202º Aniversário da Batalha do Buçaco.


A cerimónia foi presidida pelo Diretor da Direção de História e Cultura Militar, Major-General, Hugo Eugénio dos Reis Borges, tendo contado com a presença de numeroso público maioritariamente constituído por habitantes da região, aos quais foi especialmente dirigida a alocução proferida pelo Diretor do Museu Militar, Coronel de Infantaria Luís Paulo Correia Sodré de Albuquerque.

Participaram nas cerimónias, militares de diversas unidades do Exército e da Guarda Nacional Republicana, tendo também contado com a colaboração da Câmara Municipal da Mealhada, da Fundação da Mata do Buçaco e do Hotel Palace do Buçaco.

A mensagem transmitida, centrada na capacidade do Exército Português para combater o invasor e na capacidade das populações para resistirem às contingências da guerra, designadamente à pilhagem e ao saque, serviu também para evidenciar que a História do Exército se confunde e é indissociável da História de Portugal.

As comemorações iniciaram-se com o hastear das Bandeiras Nacionais de Portugal, da França e do Reino Unido, prosseguiram com o cortejo histórico-militar e religioso, durante o qual os militares envolvidos fizeram uso do uniforme de 1810, seguido de Missa Campal, presidida pelo Capelão Adjunto do Exército, Cor SAR Jorge Manuel Marques de Matos, homenagem aos mortos e desfile das forças.

A encerrar, teve lugar no Museu Militar do Buçaco, que se constitui como um Museu vocacionado para a temática da Guerra Peninsular, o lançamento do livro “A Batalha do Buçaco, 15 dias da História de Portugal”, da autoria do Coronel José Matos Duque, seguido de visita ao espaço do Museu.(Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.