O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa de Portugal, Paulo Braga Lino, afirmou que a cooperação técnico-militar entre Portugal e São Tomé e Príncipe «é para se manter em definitivo».
No primeiro dia da sua visita ao arquipélago são-tomense, que incluiu um encontro com o Ministro da Defesa daquele país, Carlos Stock, o Secretário de Estado português anunciou que, no próximo ano, os dois países vão celebrar um acordo de fiscalização marítima.
«Não obstante as nossas restrições e as nossas dificuldades momentâneas, praticamente não mexemos nos valores afetos a cooperação técnico-militar», afirmou Paulo Braga Lino, acrescentando que São Tomé e Príncipe está na linha principal das prioridades do Governo, «até pela posição geoestratégica que tem no Golfo da Guiné».
Para além da fiscalização marítima, o Secretário de Estado acrescentou que estão em curso outros projetos de cooperação técnico-militar, designadamente, «o reforço e apoio na estrutura de defesa das forças armadas e da defesa nacional».
Sobre a sua visita ao arquipélago, Paulo Braga Lino, referiu que a mesma serve para «perceber o que está sendo feito, a forma como está sendo feito», uma vez que a intenção é reforçar as iniciativas de cooperação técnico-militar com aquele país.
A visita de três dias do Secretário de Estado ao arquipélago de S. Tomé inclui ainda uma reunião técnica de balanço do Programa Quadro de Cooperação Técnico-Militar 2011-2013 e uma visita ao Centro de Instrução Militar, entre outros. (MDN)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.