4 de outubro de 2012

KFOR - Transferência de Autoridade de Autoridade Nacional

No passado dia 26 de setembro de 2012, em Campo "Slim Lines", Pristina, Kosovo, teve lugar a cerimónia de Transferência de Autoridade Nacional e mudança do Comando da KFOR Tactical Reserve Manoeuvre (KTM). A cerimónia foi presidida pelo Major-General (GER) Volker Halbauer, Comandante da KFOR (COMKFOR), contando ainda com a presença do Major-General Almeida de Vasconcelos, Comandante da Zona Militar da Madeira, em representação do General Chefe de Estado Maior do Exército, o embaixador da Hungria no Kosovo, Lorant Balla, entre outras entidades civis e militares.

O primeiro grande momento da cerimónia foi marcado pela Transferência de Autoridade Nacional, apenas com as forças nacionais na parada, simbolizada através da entrega da Bandeira Nacional à guarda do 1BI/BrigInt, pelo Major-General Vasconcelos, ao TCor CAV José Talambas, Comandante do AGR I/BrigMec, seguida de umas breves palavras, agradecendo o excelente desempenho das nossas Forças neste Teatro. Já com a Bandeira Nacional em posse da do AGR I/BrigMec, o contingente húngaro integrou-se na formatura, dando início ao segundo momento desta cerimónia, a mudança de comando da KTM.

Este momento foi marcado pelos discursos do COMKFOR, que exaltou a forma exemplar de como esta Força conjunta (Portugueses e Húngaros) tem cumprido a sua missão, assim como pelo discurso emotivo que o TCor INF José Sá proferiu, destacando o elevado profissionalismo e competência evidenciados pelos militares do 1BI/BrigInt. Seguiu-se a mudança de comando da KTM, materializada pela entrega do Guião da KTM pelo COMKFOR, ao TCor CAV José Talambas, novo Comandante da KTM.

Apesar de simples, esta cerimónia revestiu-se elevado simbolismo e significado para todas as forças presentes no Teatro de Operações do KOSVO, que em muito dignificou o Exército Português e as suas Forças Armadas. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.