No âmbito da Operação de combate à imigração irregular no mediterrâneo, "Índalo 2014" da agência da UE "FRONTEX", o NRP Figueira da Foz foi empenhado ontem, dia 26 de Agosto, numa operação de detecção, intercepção e recolha de 18 imigrantes irregulares oriundos do norte de África.
Durante uma acção de patrulha no Sul de Espanha, cerca das 21h25, foi detectada uma embarcação tipo PATERA, que navegava a cerca de 40 milhas náuticas a oeste do Cabo de Gata, sendo que os 18 ocupantes, presumivelmente de nacionalidade argelina, eram todos do género masculino.
As buscas decorreram conjuntamente com um helicóptero e uma embarcação do SASEMAR, sendo que os sensores de bordo, RADAR e Sistema eletro-óptico com câmara térmica do Navio foram essenciais na identificação e acompanhamento da embarcação infractora, enquanto se aguardava a chegada ao local dos meios de salvamento.
Conforme instruções recebidas do Centro de Coordenação em Madrid, O NRP Figueira da Foz efectuou escolta dos meios envolvidos até ao porto de Almeria, onde estes imigrantes irregulares vieram a ser desembarcados pelas 01h35 do dia 27 de agosto. (EMGFA)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.