17 de março de 2015

Cooperação com São Tomé é eixo estratégico para Portugal

O ministro português da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou hoje que a cooperação técnico-militar com São Tomé e Príncipe faz parte do eixo estratégico da acção externa de Portugal.

"Sabemos bem da importância que esta cooperação tem quer para São Tomé quer para Portugal, porque faz parte também do eixo estratégico da acção externa de Portugal", disse o ministro português que realiza uma visita de 24 horas a São Tomé e Príncipe, onde irá celebrar vários acordos com o seu homólogo são-tomense.
Na quarta-feira, será assinado um programa-quadro da Cooperação Técnico-Militar e uma adenda ao Acordo de Fiscalização Marítima sobre utilização de meios aéreos.

"Desejamos sempre estar numa linha crescente de intensificação dessa cooperação e a vinda aqui é precisamente para dar um sinal positivo desse incremento que todos desejamos que aconteça", acrescentou o governante português.

Aguiar-Branco considera ainda que a cooperação na área da defesa e segurança entre os dois países "está num bom estado" e "tem decorrido com a regularidade que está baseada no acordo que existe".

Ainda no âmbito desta visita, o ministro da defesa nacional de Portugal entrega ao ministério são-tomense da defesa e do mar, duas embarcações de busca e salvamento e será recebido em audiência pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada, e pelo Presidente da República, Manuel Pinto da Costa.

"Nós temos um programa que enquadra quais são os projectos que estão em curso, a sua monitorização e o que se pode fazer para que esses projectos melhorem, indo mais longe", explicou Aguiar-Branco.

O governante português sublinhou que durante a sua curta estadia no arquipélago vai "avaliar" com as autoridades locais a possibilidade de incrementar a cooperação técnico-militar "particularmente na área que tem a ver com a vigilância marítima, com tudo o que está associado a defesa das zonas económicas exclusivas e as situações de prevenção das piratarias que andam um pouco por todo o mundo".

Aguiar-Branco vai efectuar um voo na aeronave P3 com entidades locais e almoçará na fragata Bartolomeu Dias que, juntamente com a aeronave da força aérea portuguesa, participa nas operações Obangame Express nas águas do Golfo da Guiné. (NM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.