18 de março de 2015

FRAGATA PORTUGUESA BARTOLOMEU DIAS E SIROCO JUNTOS EM EXERCÍCIO NAVAL

A fragata portuguesa Bartolomeu Dias realizou hoje, dia 17 de Março, um exercício naval de oportunidade com o navio polivalente logístico francês Siroco, ao largo da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

A interacção entre os dois navios permitiu o treino de acções de abordagem a navios suspeitos, com recurso a meios de assalto próprios de bordo, e o adestramento das operações de voo no domínio da busca e salvamento marítimo e de evacuações médico-sanitárias. O treino, que teve como cenário a ameaça real à segurança marítima no Golfo da Guiné, possibilitou ainda avaliar a interoperabilidade entre as duas unidades navais.

O navio da Marinha portuguesa tem embarcados actualmente sete militares da Guarda Costeira de S. Tomé e Príncipe, numa acção de treino de fiscalização e vigilância no quadro da iniciativa Mar Aberto.

O navio francês Siroco possui capacidade para transportar um total de 470 militares e 1800 toneladas de material, tem embarcados actualmente 218 militares, tendo sido alvo de recente análise e estudo para eventual aquisição por Portugal.

A Bartolomeu Dias encontra-se, desde 14 de Março de 2015, empenhada na iniciativa Mar Aberto, no âmbito da cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe, com a finalidade de promover o desenvolvimento de capacidades próprias de países parceiros, no quadro da estrutura superior das Forças Armadas, dos sistemas de segurança marítima e da autoridade marítima.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares e alguns militares de outras nacionalidades. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.