30 de junho de 2015

Robotics EXercise 2015

No REX 15 são realizados testes e demonstrações de tecnologias usadas em robótica com o objectivo de recolher dados para a investigação científica nas áreas de interesse da Marinha.

Em simultâneo, irão também decorrer demonstrações da componente marítima do projecto Europeu ICARUS, denominado por ICARUS Sea Trials Lisbon 2015, que visa desenvolver tecnologia robótica para dar apoio em acções de busca e salvamento em caso de grandes catástrofes. Como parceiros deste projecto estão os investigadores do CINAV, e cerca de uma centena de elementos de universidades, centros de investigação e empresas, nacionais (INESC-TEC e ESRI) e estrangeiras, a destacar a Academia Militar Belga, que lidera o projecto, e a universidade ETH de Zurique, que é uma referência na área da robótica móvel.

No último dia do REX 15, realiza-se a demonstração final do projecto ICARUS num cenário de busca e salvamento marítimo, que irá apresentar a integração dos veículos autónomos não tripulados, desenvolvidos pelos parceiros do projecto, e as equipas humanas de busca e salvamento, num cenário simulado de crise. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.