O navio patrulha oceânico (NPO) Figueira da Foz participou, ontem, em diversas acções de vigilância, patrulha e fiscalização a embarcações de bandeira comunitária, que exercem a sua actividade no exterior das 100 milhas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) dos Açores, com o objectivo de mitigar e dissuadir eventuais tentativas de exploração indevida dos recursos marinhos levados a cabo em áreas remotas afastadas de costa.
No decurso de uma dessas acções de fiscalização marítima foi detectada uma embarcação de pesca de bandeira de Espanha que exercia a sua actividade com diversas falhas graves ao nível dos sistemas de segurança e salvação de bordo.
O NPO Figueira da Foz é uma das várias unidades navais da Marinha que monitoriza as actividades de pesca dentro da ZEE e nas áreas circundantes das reservas e áreas marinhas protegidas dos Açores, dando assim continuidade às acções de patrulha, vigilância e fiscalização na área, até à data asseguradas pela corveta António Enes.
Estas acções contribuem para o esforço continuo de fiscalização no mar e para a permanente protecção do valioso ecossistema marinho da região dos Açores, garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais para as futuras gerações e, simultaneamente, a segurança dos marítimos. (M.G.P)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.