25 de janeiro de 2017

DEFESA NACIONAL APROFUNDA COOPERAÇÃO COM AGÊNCIA DE COMPRAS E APOIO DA NATO

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, recebeu o Director-Geral da Agência de Compras e Apoio da NATO (NSPA), Peter Dohmen, a fim de reforçar a cooperação institucional com a agência da aliança atlântica especializada nas actividades de aquisição de equipamentos para os países membros.

Os projectos de modernização das Forças Armadas Portuguesas em curso e a participação da Indústria de Defesa nos projectos da NSPA foram os temas centrais desta reunião de trabalho com Peter Dohmen, que assumiu o actual cargo no final de 2016.

Num esforço de modernização das Forças Armadas, durante 2016, o Ministro da Defesa Nacional autorizou as aquisições através da NSPA de 12 sistemas aéreos não tripulados, 47 viaturas tácticas médias blindadas e não blindadas e a compra de 167 blindados ligeiros para o Exército.

Estão igualmente a decorrer outros programas de aquisição na NSPA, como o fornecimento de transcetores UHF com modo de operação HAVE Quick 11, a modernização do sistema de comando e controlo da plataforma das fragatas da classe Vasco da Gama e transcetores UHF para os navios da classe Bartolomeu Dias, para a Marinha.

Estes programas são vantajosos para Portugal, uma vez que garantem bons níveis de qualidade e eficiência na condução dos respectivos procedimentos de aquisição. A NSPA apresenta-se também como uma boa oportunidade de internacionalização para as indústrias portuguesas, constituindo-se num parceiro privilegiado para a expansão do seu mercado de comercialização.

O Ministério da Defesa tem procurado agir não apenas como investidor e consumidor, mas também como força-motora da indústria de defesa, como Azeredo Lopes sublinhou no Dia da Indústria de Defesa na NSPA, em Março de 2016, num evento realizado na sede da NSPA, que juntou 64 empresas e 94 empresários. (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.