O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, participa amanhã e quarta-feira, dias 14 e 15 de Novembro, na reunião Ministerial de Defesa dedicada às operações de manutenção de paz das Nações Unidas, que terá lugar em Vancouver.
O Ministro da Defesa Nacional será um dos oradores da sessão 3 dedicada ao tema “Proteger os que estão em risco”, onde se debaterá a proteção de civis, designadamente como garantir que as estratégias de alto nível estão alinhadas com a realidade operacional. A operacionalização das perspectivas de género, os Princípios de Kigali sobre Protecção de Civis, a prevenção e o combate da exploração sexual serão os temas centrais desta sessão.
Está prevista a participação de mais 500 delegados de cerca de 70 países e organizações internacionais. Conjuntamente com representantes da União Africana, União Europeia, NATO e Organização Internacional para a Francofonia, as delegações irão discutir como melhorar as missões de manutenção da paz da ONU. A conferência procura ainda estimular novos compromissos dos membros das Nações Unidas.
A Ministerial de Defesa em Vancouver está organizada segundo quatro temáticas, sendo a integração da perspetiva de género transversal a todas as sessões: 1) compromissos; 2) inovação no treino e formação e desenvolvimento de capacidades; 3) proteger os que estão em risco; 4) alerta precoce e projeção rápida. Durante os dois dias, os participantes farão um balanço do que foi realizado desde a Cimeira de Londres, que ocorreu em 2016.
Este encontro tem em vista encorajar novos compromissos dos Estados membros para colmatar lacunas importantes de capacidades para as operações de paz da ONU, impulsionar a reforma da manutenção de paz da ONU para melhorar a capacidade de planear e executar as respectivas operações, promover soluções pragmáticas e inovadoras para tornar as operações de manutenção da paz mais efectivas com novo foco em parcerias.(Defesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.