O Exército Português, através da Direcção de História e Cultura Militar e em conjunto com a Câmara Municipal de Trancoso, assinalou, no dia 29 de maio, o 633º aniversário da Batalha de Trancoso.
O episódio evocativo remonta a 29 de Maio de 1385, dia em que, na Ermida de São Marcos e na veiga de Trancoso, um exército castelhano, que contava com um efectivo superior ao do Exército Português, pôs à prova as hostes nacionais na arte da guerra. No seu ataque, os castelhanos gritavam "por Santiago e Castela!", enquanto os portugueses gritavam "Portugal! São Jorge!". O alarido e barulho do combate eram tais, que se ouviam perfeitamente em Trancoso, a cerca de 5 km do local da batalha. Com elevada probabilidade de não ter consistido num único combate, devido ao extenso tempo que demorou, cerca de 8 horas, a Batalha de Trancoso terá sido composta por diversos ataques e por diferentes combates ao longo do dia. Contudo, existe a certeza de que, no final do dia, os castelhanos estavam totalmente desorientados e que muitos dos prisioneiros portugueses conseguiram libertar-se e envolver-se no combate. Vencida a batalha, foi possível recuperar o imenso espólio do saque castelhano e evitar que os numerosos prisioneiros portugueses fossem levados para Castela.
Reza a lenda que o próprio São Marcos apareceu por milagre na batalha, como um cavaleiro, incitando as hostes portugueses. Do feito terá ficado, como testemunho, gravado na rocha, uma das ferraduras da sua montaria. (Exército)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.