4 de julho de 2018

Força naval europeia liderada por Portugal visitou pela primeira vez a Mauritânia

A Força Naval Europeia (EUROMARFOR), constituída pela fragata da Marinha portuguesa “Corte-Real”, como navio-chefe, o reabastecedor francês “Somme”, a fragata italiana “ITS Scirocco” e a fragata espanhola “ESPS Canarias”, realizou nos dias 2 e 3 de Julho acções de cooperação no domínio da Defesa com a Marinha da Mauritânia. Esta foi a primeira vez que uma força naval europeia atracou na Mauritânia, no Porto de Nouakchott.

Durante esta estadia em Nouakchott, o navio da Marinha portuguesa e os restantes navios que constituem esta força naval, desenvolveram diversas acções de instrução e treino, no âmbito das operações de interdição marítima (embargo), técnicas de proteção de navios contra ameaças assimétricas e ataques terroristas, assistência médica e técnicas de limitação de avarias, como por exemplo combate a incêndios e alagamentos em navios.

Foram também realizadas acções de treino conjunto entre as equipas de abordagem dos fuzileiros e mergulhadores das respectivas equipas das marinhas presentes na força e a Marinha da Mauritânia.

Depois da interacção com a Marinha da Mauritânia, a EUROMARFOR larga hoje de Nouakchott e navega em direcção a Cabo Verde, para dar continuidade ao “Multi-cooperative Exercise 2018”, que consiste num conjunto de exercícios que incluirão operações de interdição marítima (embargo), técnicas de abordagem a navios e de proteção contra ameaças assimétricas e ataques terroristas, busca e salvamento, assistência médica e técnicas de limitação de avarias.

Portugal comanda a força naval europeia EUROMARFOR até Setembro de 2019, sendo o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, comandante naval da Marinha portuguesa, o actual comandante desta força naval multinacional composta por Portugal, Espanha, França e Itália.

A Força Naval Europeia visitará a cidade da Praia, Cabo-Verde, entre os dias 6 e 8 de Julho de 2018. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.