30 de agosto de 2018

Portugal integra força naval da NATO

A fragata “Corte-real”, com 199 militares da Marinha portuguesa a bordo, larga amanhã de madrugada, dia 31 de Agosto, da Base Naval de Lisboa, para integrar a força naval de reacção imediata da NATO, a SNMG1 - “NRF Standing NATO Maritime Group One”, actualmente sob comando do Comodoro Carsten FJORD-LARSEN, da Marinha Real da Dinamarca. Esta missão tem duração prevista até ao dia 28 de Novembro.

A integração na SNMG1 representa o compromisso de Portugal continuar a fazer parte integrante das forças navais multinacionais de reacção imediata da NATO, em tempo de paz e crise, compostas por fragatas e contra-torpedeiros.

Esta força naval de alta prontidão é uma das quatro forças da Aliança destinadas a contribuir, em permanência, para a defesa colectiva perante qualquer ameaça dirigida a um ou mais membros aliados, apoiando o esforço contínuo de dissuasão e segurança da Aliança atlântica. Realça-se neste âmbito a integração no maior exercício de sempre da NATO, o TRIDENT JUNCTURE 18, a decorrer na Noruega entre Outubro e Novembro, com a participação dos países aliados e os parceiros Finlândia e Suécia, num total de 30 países e 40.000 participantes.

Esta missão, na linha da frente da NATO, será exigente e complexa, culminando após um intenso ano de emprego e treino operacional iniciado com a certificação do navio no “Operational Sea Training (OST)”, no centro de treino da Marinha do Reino Unido, em Setembro de 2017.

O NRP Corte-Real é comandado pelo Capitão-de-fragata Valter Manuel de Bulha Almeida e tem uma guarnição composta por 27 oficiais, 48 sargentos e 124 praças, integrando este quantitativo um destacamento para operar o helicóptero orgânico Lynx Mk-95, uma equipa médica, uma equipa de fuzileiros e uma equipa de mergulhadores. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.