7 de setembro de 2018

Ministro da Defesa Nacional debate futuro da Defesa na União Europeia

O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, participou, esta terça-feira, em mais uma edição do “Encontros com os Cidadãos” sobre “A Política de Segurança e Defesa e o Futuro da Europa”, com o Director-Adjunto do Centro Europeu de Estratégica Política, Mihnea Motoc, na OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca.

“A partir, de meados de 2016, a área da defesa assumiu de repente um protagonismo absolutamente impensável” declarou Azeredo Lopes referindo que “a área da segurança e defesa gradualmente se desenvolvesse no âmbito da União Europeia (UE)”.

Durante o encontro, promovido pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e moderado pela própria Secretária de Estado, Ana Paula Zacarias, o Ministro da Defesa destacou o mérito e a persistência da Vice-Presidente da Comissão Europeia e Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini pela nova estratégia global da União Europeia. “É um documento muito moderno e muito ambicioso”, adiantou o Ministro, referindo que o mesmo “projecta a fronteira externa da defesa e segurança europeias para a República Centro Africana”.

Relativamente aos projectos da Cooperação Estruturada Permanente, o Ministro da Defesa anunciou que foi lançada uma 2ª vaga, mas, “já se fala numa 3ª vaga”, o que significa que “mesmo antes de chegar o dinheiro os estados já estão envolvidos em projectos plurinacionais”.

Segundo o Ministro da Defesa, na 1ª vaga, Portugal manifestou disponibilidade para participar em seis projectos depois de terem sido submetidos a três subavaliações autónomas – militar, política da defesa e na projecção industrial – envolvendo entidades como a Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais (IDd), a Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional.

No final do encontro, o Ministro da Defesa aplaudiu a iniciativa que tem como objectivo dar aos cidadãos europeus a oportunidade de expressar as suas preocupações e expectativas quanto ao futuro da União Europeia.

Esta iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, é realizada em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal, envolvendo também os Municípios e outras entidades locais, as Universidades, as Escolas e diversas organizações da sociedade civil.

Presentes neste debate estiveram ainda o Presidente da OGMA, Marco Tulio Pellegrini, o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, embaixadores, dirigentes do Ministério da Defesa e diversas autoridades civis e militares. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.