20 de setembro de 2018

Portugal na missão de treino da União Europeia na República Centro-Africana

Portugal, através do Brigadeiro-general Hermínio Maio do Exército português, lidera desde 11 de Janeiro de 2018 a missão de assessoria, formação e treino militar da União Europeia na República Centro-Africana (EUTM RCA). Esta missão, constituída por 170 militares de 11 países, entre os quais um contingente de 45 militares pertencentes aos três ramos das Forças Armadas portuguesas , contribui para a reforma do sector de Defesa na República Centro-Africana.

Durante dois anos a EUTM RCA assessorou, formou e disponibilizou treino operacional a mais de 3.000 homens e mulheres das Forças Armadas da República Centro-Africana.

No 1º semestre deste ano foram concluídos diferentes projectos estruturantes da Defesa da República Centro-Africana, dos quais se salientam a lei de programação militar, o planeamento do processo de recrutamento, projectos de desenvolvimento de infraestruturas e a viabilização do processo de passagem de militares à situação de reforma, através de um acordo entre os Estados Unidos da América e a União Europeia para o pagamento de pensões.

Em simultâneo, foi elaborada a revisão estratégica da missão EUTM RCA e o Plano de Missão para os próximos dois anos. Complementarmente, durante o 1 semestre de 2018, foram realizados seminários, cursos e o treino operacional do Batalhão de Infantaria Territorial número 2, materializado com a realização de uma cerimónia militar na avenida central de Bangui. Evento, que assinalou também, a concretização de uma fase muito exigente e intensa da missão da EUTM RCA 2018.

Os estados membros da União Europeia aprovaram em 30 de Julho de 2018 a extensão do mandato da EUTM RCA, até Setembro de 2020, incluindo um reforço das competências estratégicas e operacionais da missão.

O início do treino operacional do batalhão anfíbio das Forcas Armadas Centrafricanas, em 27 de Setembro de 2018, no campo de Kassai na capital Bangui, visa nos próximos três meses, viabilizar a validação desta unidade.

Simultaneamente, a operação complexa recentemente realizada para a desmontagem de uma ponte militar na área de Sapékée, em Bangui, e a sua posterior montagem, pela unidade de Engenharia das Forças Armadas da Republica Centro-Africana, em Zinga, 170 km a sul, ilustram a abrangência das competências de formação e treino viabilizados pelos militares ao serviço da União Europeia em proveito do bem-estar da população e das necessidades de desenvolvimento da República Centro-Africana.

Este acção em particular, realizada pelos militares da EUTM RCA com o objectivo de apoiar a liberdade de movimentos e mobilidade do sector comercial, denotam a dimensão multilateral em que a missão se posiciona para vencer os desafios futuros, em particular pelo conceito de abordagem integrada da União Europeia para o Desenvolvimento em complementaridade com as missões e operações de Segurança e Defesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.