27 de outubro de 2018

Marinha portuguesa protege navio português no Golfo da Guiné

Visando contribuir para a segurança marítima na região do Golfo da Guiné, foi atribuída ao navio patrulha “Zaire”, da Marinha portuguesa, a tarefa de efectuar acompanhamento próximo ao rebocador “Monte da Luz”, de bandeira e tripulação portuguesa que, pela especificidade da operação que iria realizar, poderia ficar especialmente vulnerável aos riscos de pirataria e roubo armado no mar, que assolam o Golfo da Guiné.

O patrulha “Zaire” largou, assim, da Baía de Ana Chaves, em São Tomé e Príncipe (onde se encontra em missão), rumando ao porto de Abidjan, na Costa do Marfim, onde atracou na manhã de 18 de Outubro. Os dois navios largaram, então, do porto de Abidjan, ao início da tarde de 19 de Outubro, praticando já em companhia o canal de saída deste porto costa-marfinense.

Garantindo um acompanhamento próximo, uma vigilância atenta e uma prontidão imediata, o “Zaire” acompanhou o rebocador “Monte da Luz” desde o porto de origem, até uma distância onde os ataques de pirataria são pouco prováveis.

O navio português “Zaire” prossegue, actualmente, a sua missão de capacitação da Guarda-costeira de São Tomé e Príncipe, contribuindo activamente para o esforço de estabilidade na região, em particular no âmbito da segurança marítima. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.