16 de novembro de 2018

Exército prestou homenagem ao “Soldado Milhões”

​(Exército)O Exército Português, através da Direcção de História e Cultura Militar, em conjunto com a Câmara Municipal de Murça, comemorou, no dia 11 de Novembro, em Valongo, concelho de Murça, o Centenário do Armistício da Grande Guerra, prestando homenagem ao “Soldado Milhões".

Aníbal Augusto Milhais, mais conhecido por “Soldado Milhões", nasceu em Valongo, concelho de Murça, em 9 de Julho de 1895, tendo sido incorporado no Exército em 13 de maio de 1916, no Regimento de Infantaria Nº 30, e transferido, a 1 de Junho de 1916, por ordem do comandante da Sexta Divisão do Exército, para o Regimento de Infantaria Nº 19, concluindo a instrução de recruta a 29 de Agosto do mesmo ano. Integrado no 2º Depósito do Corpo Expedicionário Português, embarcou para França a 23 de maio de 1917, onde chegou a 31 do mesmo mês. Fez parte da 2ª Divisão do Corpo Expedicionário Português, ficando colocado no Batalhão de Infantaria 15. Regressou de França a 2 de Fevereiro de 1919.

Pela coragem demonstrada no campo de batalha da Flandres, foi condecorado com a mais alta distinção nacional, a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

A 5 de Julho de 1924, em sua honra, o parlamento português alterou o nome da povoação de Valongo, sua aldeia natal, para Valongo de Milhais. Aníbal Augusto Milhais faleceu a 5 de Junho de 1970.

As comemorações, presididas pelo Ajudante-General do Exército, Tenente-General Fonseca e Sousa, em representação do Chefe do Estado-Maior do Exército, tiveram lugar no Cemitério de Valongo de Milhais, onde foi descerrada uma lápide de homenagem do Exército ao herói nacional, seguida da celebração de uma missa na igreja da mesma localidade. Já na Vila de Murça, na Praceta Soldado Milhões, decorreu uma cerimónia de homenagem aos combatentes mortos na Grande Guerra, contando com a presença de uma força militar do Regimento de Infantaria Nº 19, do seu Capelão e da Fanfarra do Exército, tendo sido depositadas duas coroas de flores junto ao busto do Soldado Milhões.

A culminar o programa comemorativo, foi realizada, no Auditório Municipal (Centro de Cultura de Murça), uma evocação histórica, materializada através de uma palestra proferida pelo Tenente-Coronel Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa, subordinada ao tema “O Soldado Aníbal Milhais e a Divisão Portuguesa na Batalha do Lys".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.