2 de novembro de 2018

Para-quedistas portugueses combatem na cidade de Bambari

Os Para quedistas da 4ª Força Nacional Destacada (4FND) na República Centro Africana (RCA), composta maioritariamente pelo 2º Batalhão de Infantaria Para-quedista, estiveram pelo segundo dia consecutivo em combate, durante o dia 2 de Novembro de 2018, na cidade de Bambari. Não há feridos a registar do lado das forças de combate portuguesas.

Uma força de combate dos Para-quedistas foi flagelada quando que se encontrava a patrulhar o centro de Bambari. Estas patrulhas destinam-se a garantir a liberdade de movimentos e segurança das populações.

Dada a dimensão da ameaça, com a existência de barricadas e o efectivo do grupo opositor em grande número fazendo uso de armas pesadas e lança rockets RPG´s, a partir de posições fortificadas, obrigou os militares portugueses a reagiram em defesa da população, uma vez que os disparos foram provenientes de locais habitados por civis que não são afectos aos grupos armados.

A população da cidade de Bambari em particular, tem sido alvo nas últimas semanas de constantes ameaças e extorsões por parte de elementos afectos aos grupos armados.

Este combate em ambiente urbano, de elevada intensidade, foi particularmente exigente por parte dos militares portugueses afim de minimizar o risco de danos colaterais face à presença de população civil nas imediações. O confronto teve a duração aproximada de sete horas. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.