22 de dezembro de 2018

Mensagem de Natal do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas

"Estimados militares, militarizados e civis das Forças Armadas,

O Natal é a época do ano em que a Família e os Amigos estão no centro das nossas atenções. É tempo de comunhão e partilha, um tempo que queremos de fraternidade, de segurança e de esperança.

Mas, sei bem que esta época do ano é especialmente difícil, não só para aqueles que estão em missão , mas também para as suas famílias.

Por isso, nesta quadra festiva, quero começar por saudar toda a Família Militar e, particularmente , os que, com humildade e espírito de sacrifício, por vezes correndo grandes riscos, num exemplo diário de coragem e de abnegação, contribuem para garantir a segurança, no território nacional e além-fronteiras, em todas as missões operacionais.

Num ano abalado por diversos casos mediáticos, estou convicto que os Portugueses continuam a ter confiança e orgulho nas suas Forças Armadas, não confundindo tais situações com uma instituição estruturante da Nação, onde, por mais difíceis que sejam os problemas, prevalecem sempre os princípios da virtude e da honra, e os valores da disciplina, da lealdade, do zelo, da coragem, da integridade, da honestidade e da responsabilidade.

São estes princípios e valores, incorporados na conduta militar e transportados, diariamente, para o cumprimento das missões, que dão reputação e prestígio às Forças Armadas e a todos aqueles que aqui servem, de forma competente e seria, Portugal.

Neste contexto, colocados perante o desafio de ultrapassar elevadas restrições financeiras e a necessidade de melhoria contínua do desempenho, temos, num esforço de superação e de permanente adaptação, garantido a relevância e a utilidade da Instituição Militar para os Portugueses.

Exorto-vos pois, a continuar a corresponder às tarefas e a cumprir as responsabilidades que nos são atribuídas, pautando a nossa conduta colectiva pela salvaguarda dos princípios e dos valores que nos caracterizam como militares briosos do serviço que prestamos ao país e aos nossos concidadãos.

Termino, desejando a todos os militares, militarizados e civis das Forças Armadas e, muito em especial às suas famílias, respeitosos votos fraternos e sentidos de um Feliz Natal e de um próspero Ano Novo, em segurança e com muita esperança." (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.