28 de janeiro de 2019

Exército vence a 25.ª Edição do Prémio Defesa Nacional e Ambiente

(Exército)O Exército Português, através da Brigada Mecanizada (BrigMec), venceu a 25.ª Edição do Prémio Defesa Nacional e Ambiente, com o projecto “BrigMec 3G: Sistema Integrado de Gestão Ambiental", apresentado pelo Campo Militar de Santa Margarida.

Inserido numa iniciativa conjunta da Defesa Nacional e do Ambiente este prémio visa incentivar as boas práticas ambientais nas Forças Armadas Portuguesas, galardoando a unidade, estabelecimento ou órgão que, de acordo com os princípios da Defesa Nacional, melhor contributo preste para a qualidade do ambiente, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Em Diário da República de 15 de Janeiro, despacho n.º 692/2019, pode ler-se que o projecto apresentado pela BrigMec “constitui um contributo exemplar para integração das preocupações ambientais na actividade militar". Este reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preservação e sensibilização ambiental, congratula todos os militares do Exército e, em particular, os da BrigMec.

A BrigMec, situada no Campo Militar de Santa Margarida, tem implementado ao longo dos anos várias medidas ambientais, nomeadamente no âmbito da conservação da natureza, através da preservação do seu vasto espaço verde e de toda a biodiversidade, que coabita com a actividade militar desenvolvida na Unidade.

O projecto “BrigMec 3G: Sistema Integrado de Gestão Ambiental" assenta em três pilares fundamentais: o Sistema de Gestão Ambiental, o Sistema de Gestão Energética e o Sistema de Gestão Agroflorestal. O primeiro sistema foi implementado e certificado em 2004 e permite avaliar todos os impactos ambientais das actividades desenvolvidas na BrigMec. O segundo sistema pretende aumentar a eficiência energética e diminuir os impactos ambientais, nomeadamente pela substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. Por fim, o Sistema de Gestão Agroflorestal surgiu em resposta à extensa actividade agroflorestal na Brigada, nomeadamente na produção vegetal (olival), animal (ovinos, bovinos, caprinos e equídeos) e florestal (sobreiro e eucalipto).

Este tipo de iniciativa tem reflectido uma melhoria contínua na qualidade do ambiente e uma crescente consciencialização ambiental no seio dos militares do Exército Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.