26 de janeiro de 2019

Lançamento do Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional

(Defesa)O Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional foi lançado esta sexta-feira no Museu Militar e contou com a presença dos Ministros da Defesa Nacional, da Presidência e da Modernização Administrativa e da Educação.

O património das Instituições de Memória da Defesa Nacional está agora acessível num ponto único. O Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional é fruto de um projecto do programa Simplex + que reforça o acesso democrático ao conhecimento, a preservação, conservação e divulgação do património material e imaterial. Conta já com cerca de 630 mil registos pesquisáveis, desde documentos de arquivo a peças museológicas, de 42 instituições – 6 arquivos, 26 bibliotecas e 10 museus –continuando a crescer diariamente.

Este é um projecto que “nos orgulhamos na Defesa” pois permitiu “disseminar devidamente o vasto património cultural das instituições do Ministério da Defesa Nacional”, declarou o Ministro da Defesa Nacional durante a apresentação do projecto. “Temos aqui um enorme trabalho que já foi quantificado e também qualificado, desde o trabalho arquivístico, a digitalização, a catalogação, a requalificação de muitas peças, formação, capacitação dos nossos recursos com vista à criação desta Rede de Instituições de Memória da Defesa Nacional”.

Para o Ministro da Defesa, este portal não é só para o universo da Defesa Nacional é também para a cidadania, pois é uma forma da sociedade “entrar pelas portas das nossas instituições militares e que as conheçam melhor”. O Ministro espera que este projecto seja uma ferramenta de trabalho para os estudantes, investigadores e que permita aumentar o conhecimento sobre a história e a realidade das Forças Armadas.

Perante os Chefes dos ramos das Forças Armadas, representantes das Instituições de Memória e vários dirigentes do Ministério da Defesa Nacional, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques manifestou o apreço pela concretização deste projecto Simplex +. A Defesa “tem um bom currículo neste programa, o que faz, cumpre na hora, ou seja, no prazo previsto”, declarou.

O Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional foi desenvolvido durante dois anos e obteve financiamento comunitário no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.