9 de fevereiro de 2019

Gestão Estratégica contribui para “construir hoje as Forças Armadas de amanhã”

Foi implementado, pela 1ª vez, no Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), um processo de gestão estratégica, com vista a incrementar a eficiência, a eficácia e o prestígio das Forças Armadas, promovendo a evolução da Instituição Militar.

Organizado em três fases – formulação da estratégia, operacionalização das iniciativas e controlo dos resultados – o processo faz uso das mais modernas tecnologias de informação de gestão, incorporando relatórios dinâmicos desenvolvidos em “Power Business Intelligence”, o que constitui uma solução inovadora pela personalização e adequação às necessidades do EMGFA, permitindo o planeamento e a monitorização de todos os projectos de cariz transformacional.

Este novo processo tem permitido um maior envolvimento das pessoas no esforço de transformação organizacional, ao mesmo tempo que facilita a avaliação do progresso alcançado e a correcção atempada de eventuais desvios inesperados. Por isto, merece, até a momento, uma avaliação preliminar muito positiva, ciente do longo caminho a percorrer por toda a organização, para construirmos hoje as Forças Armadas de amanhã.

Este recente modelo de gestão estratégica surge no seguimento da promulgação, em Abril de 2018, da Directiva Estratégica do EMGFA, altura em que se iniciou um programa ambicioso de transformação evolutiva deste Estado-Maior-General.

A directiva, estabelecida para o período 2018-2021, define nove objectivos estratégicos, que vão desde o fortalecimento das capacidades operacionais, com enfoque na ciberdefesa, à saúde e ao ensino militar, passando, entre outras, pela reestruturação do EMGFA, pelo reforço da acção externa das Forças Armadas e da cooperação com as Forças e Serviços de Segurança e os Serviços de Informações, bem como pelo apoio a emergências civis e à instalação da Academia de Comunicações e Informação da NATO em Oeiras. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.