19 de março de 2019

Exército participou no maior exercício de Operações Especiais no continente africano

(Exército)Dois militares do Centro de Tropas de Operações Especiais e da Célula de Planeamento de Operações Especiais do Comando Conjunto para as

Operações Militares, participaram no exercício “FLINTLOCK 2019", que decorreu na Mauritânia e Burkina Faso, entre os dias 18 de Fevereiro e 01 de Março.

Este exercício visou o treino conjunto e combinado nas áreas do contra-terrorismo, acção directa e assistência militar, promovendo a interoperabilidade das Forças de Operações Especiais e forçando a cooperação regional e o contributo dos países parceiros dos africanos para a estabilização daquela região de África, por forma a interditar ou reduzir o espaço de manobra a organizações extremistas violentas.

O Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos para a África (United States Special Operations Command Africa) realiza anualmente esta iniciativa, desde 2005, sendo operacionalizada no terreno pela Joint Special Operations Task Force Trans Sahel. O Exercício contou com a participação de cerca de 2000 efectivos oriundos de 35 países africanos, ocidentais e europeus, tendo decorrido em diversos países da região do Sahel, uma das mais pobres do mundo, que continua a ser palco de recorrentes actividades de grupos armados terroristas no Mali, Níger e Burkina Faso.

Os militares portugueses integraram uma unidade de operações especiais polaca, que teve como missão a condução de atividades de mentoria às unidades militares do Burkina Faso.

Este exercício militar é considerado um dos mais relevantes do continente africano e um dos maiores do mundo, no que concerne às Forças de Operações Especiais conjuntas e combinadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.