7 de abril de 2019

635.º aniversário da Batalha dos Atoleiros

(Exército)O Exército Português, através da Direcção de História e Cultura Militar (DHCM), em conjunto com a Câmara Municipal de Fronteira, assinalou hoje o 635.º aniversário da Batalha dos Atoleiros.

O episódio evocativo remonta ao dia 6 de Abril de 1384, onde, na Herdade dos Atoleiros, o Exército Castelhano com mais de 1000 cavaleiros, acompanhados por numerosa tropa de infantaria atacou uma força portuguesa de apenas 300 cavaleiros, 100 besteiros e pouco mais de 1000 peões. Perante isto, D. Nuno Álvares Pereira adoptou uma táctica defensiva e ordenou aos seus homens montados a cavalo que lutassem a pé. Os cavaleiros castelhanos carregaram em força, mas viram-se embaraçados pela ribeira das Águas Belas e tiveram de conter o ímpeto, o que resultou numa heróica vitória das forças portuguesas.

Junto ao Padrão da Batalha dos Atoleiros realizou-se a cerimónia de homenagem aos mortos em campanha, presidida pelo Diretor da DHCM, Major-General Aníbal Alves Flambó. De seguida, na Avenida Heróis dos Atoleiros, decorreu a cerimónia militar presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, na qual estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Dr. Rogério da Silva, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, entre outras entidades civis e militares.

As comemorações dos 635 anos da Batalha dos Atoleiros, segundo as palavras do Ministro da Defesa Nacional, “são um bom pretexto para recordar os actos heróicos do nosso Exército e o sentido de dever e de entrega que caracteriza as nossas Forças Armadas", evocando D. Nuno Álvares Pereira como “uma figura ímpar e um superior exemplo da capacidade dos militares portugueses de defenderem o país face às ameaças externas".

Destacou, ainda, o trabalho desenvolvido em prol da preservação do património militar, dos museus e núcleos museológicos, com a criação de centros de interpretação dedicados às grandes batalhas travadas pelo Exército Português, dizendo que “em todas essas iniciativas aproximamos a defesa dos cidadãos e mostramos o seu contributo para o país ao longo dos seus séculos de história".

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Fronteira enalteceu todos os militares presentes pelo “papel que diariamente desempenham na segurança das pessoas e na defesa do país", referindo que “o Exército Português, cuja história se confunde com a própria Nação, é uma Instituição merecedora de enorme respeito e gratidão", pelo que em nome da população do concelho de Fronteira afirmou reconhecer categoricamente o enorme mérito dos extraordinários feitos levados a cabo pelo Exército, entre os quais a Batalha dos Atoleiros.

A terminar a cerimónia, todos os presentes testemunharam o desfile das forças em parada, constituídas por militares do Regimento de Cavalaria Nº3, de Estremoz, do Regimento de Artilharia Nº 5, de Vendas Novas, da Banda do Exército e da Guarda Nacional Republicana, tendo ainda marcado presença os Bombeiros Voluntários de Fronteira.

A visita ao Centro de Interpretação dedicado à Batalha dos Atoleiros encerrou o dia festivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.