8 de maio de 2019

Futuro das Marinhas europeias discutido em Lisboa

(MGP)Vinte seis anos depois a Marinha Portuguesa preside novamente ao fórum multilateral dos Chiefs of European Navies (CHENS), que irá reunir, em Lisboa, representantes de vinte sete países e ainda delegações da União Europeia e da NATO.

​O evento terá início na quinta-feira, 9 de Maio, com reuniões bilaterais e onde os comandantes das Marinhas serão recebidos em audiência de boas vindas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A sessão plenária, que contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional, irá realizar-se no dia 10 de maio no Hotel Myriad, em Lisboa, e abordará o tema, Unmanned Systems Role in Future Naval Operations, permitindo partilhar com as marinhas participantes, os desenvolvimentos destes meios realizado em Portugal, na procura de soluções eficientes e economicamente mais vantajosas que a introdução destes sistemas autónomos poderá contribuir para apoio às operações navais.

Os Chefes das Marinhas Europeias promovem, desde 1990, reuniões anuais para abordarem assuntos estratégicos de natureza marítima com o objectivo de incrementar o conhecimento e a segurança marítima, nas áreas de interesse dos seus membros e aprofundar o entendimento, a cooperação e a melhor forma de abordar os desafios actuais e futuros.

Este fórum é constituído pelas marinhas pertencentes aos estados membros da União Europeia (UE) e da NATO. Participam ainda com o estatuto de observadores, a Marinha dos Estados Unidos da América, através do comandante das forças navais para a Europa e África (USNAVEUR-USNAVAF), representantes da NATO através do International Military Staff (IMS) e do Allied Maritime Command (MARCOM), e da União Europeia com a presença de representante do European Union Military Staff (EUMS).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.