18 de junho de 2019

Fragata “Corte-Real” vai comandar Força Naval no maior exercício organizado por Portugal


(Emgfa)A fragata “Corte-Real”, da Marinha Portuguesa, vai comandar a Força Naval Europeia (EUROMARFOR), composta por navios das Marinhas de França, Itália, Portugal e Espanha, na participação no maior exercício naval organizado pela Marinha Portuguesa em 2019, o CONTEX-PHIBEX.

A cerimónia de activação da EUROMARFOR, presidida pela Secretária de Estado da Defesa Nacional, Professora Doutora Ana Santos Pinto, realizou-se hoje, no Porto de Lisboa, onde, há 24 anos, França, Itália, Portugal e Espanha assumiram o compromisso de cooperação em prol da segurança marítima.

No CONTEX-PHIBEX, a decorrer até 28 de Junho, a força naval europeia irá participar num calendário de eventos desafiante e dinâmico, para melhorar a sua prontidão, competências e capacidades, bem como para manter os níveis de interoperabilidade entre as Marinhas, enfrentando todas as possíveis ameaças à segurança marítima comum.

Esta 42ª activação será liderada pelo Comandante Salvado de Figueiredo, com o seu Estado-Maior internacional embarcado na fragata portuguesa “Corte-Real”.

Depois da participação no CONTEX-PHIBEX, a força partirá para Marrocos, onde irá cooperar e treinar com a Marinha Real Marroquina, no âmbito da segurança marítima comum.

Portugal assumiu a partir de 19 de Setembro de 2017, por um período de dois anos, o comando rotativo da EUROMARFOR, actualmente comandada pelo Vice-almirante Gouveia e Melo, Comandante Naval da Marinha Portuguesa. Esta força naval multinacional é activada especificamente para o cumprimento de missões ou operações navais, aéreas e anfíbias, podendo, num curto espaço de tempo, constituir-se como uma força pronta para actuar e ser empregue em missões humanitárias e de salvamento, manutenção da paz, de combate em gestão de crises e restabelecimento da paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.