28 de junho de 2019

Fuzileiros partem para missão na Lituânia

(Emgfa)Uma Força de Fuzileiros da Marinha Portuguesa parte na próxima segunda-feira, dia 1 de Julho, para a Lituânia, onde irá permanecer nos próximos três meses, no quadro das medidas de tranquilização da NATO naquele território.

A Força inclui uma equipa de Mergulhadores da Armada, num total de 146 militares (140 Fuzileiros e 6 Mergulhadores). Destes, 134 militares partem na segunda-feira, para se juntar a um destacamento avançado de 12 militares que já se encontra no teatro de operações.

Pela primeira vez que uma equipa de mergulhadores integrará esta missão, dando à Força a valência de inactivação de engenhos explosivos, guerra de minas e apoio a operações anfíbias.

Este é o segundo ano em que uma Força tão significativa, integralmente gerada e aprontada pela Marinha, irá operar num teatro Europeu e que será projectada para Klaipėda, na Lituânia, por mar e ar.

Durante os próximos três meses, os militares portugueses vão treinar com a Marinha da Lituânia e com o “Dragoon Battalion” do Exército Lituano, em operações anfíbias e operações terrestres.

No âmbito dos compromissos internacionais, Portugal participa nesta missão com o objectivo de contribuir para o esforço colectivo da NATO, no quadro de um conjunto de actividades militares, realizadas nos territórios da Europa central e de Leste, no sentido de reforçar a capacidade de dissuasão e resposta da Aliança face a potenciais ameaças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.