22 de junho de 2019

Portugal lidera ciberdefesa no maior exercício da NATO

(Emgfa)Uma equipa de militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), dos três ramos das Forças Armadas e um elemento do Ministério da Defesa Nacional está a participar, entre 10 e 27 de Junho, no maior exercício de interoperabilidade da NATO que junta, no “Joint Force Training Centre (JFTC)”, em Bydgoszcz, na Polónia, mais de 1500 participantes de 38 nações.

Uma das áreas de teste no exercício “Coalition Warrior Interoperability eXercise (CWIX)” é a ciberdefesa, a qual está a ser liderada por Portugal, estando o país igualmente a participar nas áreas de “federated mission networking” e “friendly force tracking”.

Neste exercício é testada e melhorada a interoperabilidade entre todas as nações e parceiros da NATO, experimentando e testando os sistemas e plataformas de cada um, permitindo que, numa missão da NATO, todas as nações possam agir como uma.

Este exercício é dirigido pelo comando militar NATO de Norfolk (“Allied Command Transformation”), nos EUA, e tem uma periodicidade anual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.