27 de setembro de 2019

Força de Fuzileiros e Mergulhadores regressa este sábado a Portugal

(Emgfa)A Força de 146 militares da Marinha Portuguesa (140 Fuzileiros e 6 Mergulhadores) que esteve, durante cerca três meses, em missão na Lituânia, no quadro das medidas de tranquilização da NATO para o flanco leste da Europa, regressa este sábado, dia 28 de Setembro, a Portugal.

Esta Força esteve sediada em Klaipeda, na Costa do Mar Báltico, e englobou um Elemento de Operações Especiais e um Elemento de Projecção de Força, o qual inclui a equipa de mergulhadores-sapadores.

A missão teve como objectivo reforçar a presença de forças aliadas na Lituânia e conduzir treinos e exercícios combinados, com vista à obtenção de elevados níveis de prontidão e interoperabilidade.

A Força desenvolveu, neste âmbito, um programa de actividades que incluiu exercícios de operações anfíbias no Mar Báltico e exercícios de defesa contra forças convencionais e irregulares, de grande realismo, assim como exercícios de operações especiais, incluindo um grande exercício em que o Elemento de Operações Especiais foi certificado para integrar uma Força Combinada NATO, que permanecerá em elevada prontidão durante o ano de 2020 (parte das “NATO Response Forces”).

Esta foi a primeira vez que uma equipa de mergulhadores integrou esta missão, dando à Força a valência de inativação de engenhos explosivos, guerra de minas e apoio a operações anfíbias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.