18 de março de 2021

Portugal termina comando da Força Naval da União Europeia na Somália


(MGP)A 36ª rotação da EU NAVFOR – Somália, sob o comando português, decorreu desde o dia 2 de dezembro de 2020 a bordo de dois navios-almirante da Armada Espanhola, a fragata “ESPS Reina Sofía" e o navio de assalto anfíbio “ESPS Castilla".

O Comodoro Diogo Arroteia e o seu estado-maior nacional, composto por cinco militares, realizaram diversas atividades operacionais de recolha de informação, de cooperação com outras forças navais e de presença naval para dissuasão de atividades ilícitas, incluindo a pirataria marítima.

Durante a missão, destaca-se a realização de três operações, que permitiram incrementar o conhecimento situacional marítimo da extensa área de operações e das atividades que nesta ocorrem, coordenar o apoio a vários veleiros, em dificuldades problemas técnicos e a escolta a dois navios fretados pelo “World Food Programme (WFP)" com ajuda humanitária internacional para o povo Somali. Foram ainda realizados diversos exercícios no mar com navios pertencentes a outras forças navais a operar naquela área, como a Força Marítima de Defesa do Japão e a Marinha Francesa.

A EU NAVFOR Somália é uma operação da União Europeia que tem como finalidade a proteção dos navios fretados pelo WFP e outros navios vulneráveis, contra a pirataria e roubo armado no mar. Acresce ainda que, em 2021, o mandato desta missão passou a incluir como tarefas secundárias executivas, o combate ao tráfico de armas e de estupefacientes, e tarefas secundárias não executivas, a monitorização da pesca ilegal, não declarada ou não documentada, e o comércio ilícito de carvão.

Depois de quase quatro meses de missão e 2180 horas de navegação, os militares portugueses regressam agora a Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.