19 de maio de 2021

Regimento de Infantaria N.º 15 assinalou o seu 215.º Aniversário

(Exército)Hoje, o Regimento de Infantaria N.º 15 (RI15), em Tomar, assinalou o seu 215.º Aniversário, evocando a sua criação, por Decreto de 19 de maio de 1806, sucedebdo ao 2.º Regimento de Olivença.

A data simbólica, para todos os que serviram e servem neste Regimento, foi este ano comemorada com as Cerimónias do Hastear da Bandeira Nacional e de Homenagem aos Militares Mortos em Combate.

Posteriormente, o Comandante do Regimento, Coronel Almeida Pereira, acompanhado por antigos militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (1BIPara), que constituíram as Forças Nacionais Destacadas da "Stabilization Force da Bósnia-Herzegovina" em 1998 e da "United Nations Transitional Administration of East Timor" (UNTAET) em 2000, descerrou as respetivas placas no “Muro da Memória”, um monumento que tem por objetivo homenagear os seus combatentes desde das Guerras Peninsulares.

A cerimónia contou, com a presença da Presidente da Câmara de Tomar, Dra. Anabela Freitas, do Antigo Comandante do 1BIPara/UNTAET, Coronel Cordeiro Simões, entre outras entidades militares e civis.

Foi igualmente realiza uma sessão solene com ligação à 9.ª Força Nacional Destacada na República Centro-Africana, que se encontra no Teatro de Operações desde o início de maio, para se transmitir a mensagem do Comandante do Regimento, seguindo-se uma divulgação e apresentação multimédia da coleção visitável do RI15.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.