O substituto do Aviocar estacionado no aeroporto do Porto Santo tem chegada prevista à Região na primeira semana de Novembro, segundo garantiu ao JM fonte do Ministério da Defesa.
Falamos do “C-295” da Força Aérea Portuguesa, o novo avião de transporte táctico que também ficará destacado no aeródromo de manobra da “ilha dourada”, mas que ao contrário dos outros sete já entregues a Portugal, será o primeiro com competências acrescidas em matéria de vigilância marítima.
Depois do helicóptero “EH101”, que veio substituir o “Puma”, chega assim a vez do “Aviocar” despedir-se da Região, cedendo o lugar ao novo C-295.
Quanto ao radar do Pico do Areeiro, afinal, já não será inaugurado no decorrer deste mês de Outubro, sendo que tal só deverá acontecer no final do ano, não havendo, no entanto, ainda qualquer data para o efeito.
Isto mesmo conseguiu o JM apurar junto da mesma fonte, tendo em conta aquelas que foram as declarações do ministro Silva Pereira, quando da realização do Dia da Força Aérea no Funchal, garantindo que até final do mês de Outubro, a infraestrutura entraria em funcionamento.
“A instalação física do radar do Pico do Areeiro está concluída. Porém, a instalação dos equipamentos de controlo e operação do radar e de comunicações ainda está a decorrer e com algum atraso devido sobretudo a limitações de energia na sequência dos incêndios deste verão)”, explicou ao Jornal a mesma fonte do Ministério da Defesa.
Ainda assim, para este Outono, estão já planeados vários testes de comunicações e testes com o radar, sendo que, por todas estas razões, o Ministério prevê que a inauguração do radar apenas possa acontecer no final do ano. “Oportunamente será marcada a data”, complementa a mesma informação recebida.(JM)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.