13 de outubro de 2010
Chefe do Estado-Maior da Armada preside à cerimónia de Abertura do Ano Operacional
A Cerimónia de Abertura do Ano Operacional realiza-se amanhã, dia 14 de Outubro, pelas 15h00, na Base Naval de Lisboa (no Alfeite) e será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.
Esta cerimónia é uma das mais significativas da Marinha, em que será dado especial relevo à Actividade Operacional, sendo ainda a última cerimónia oficial em que o Almirante Fernando Melo Gomes se dirigirá aos Marinheiros como Comandante da Marinha.
Da actividade desenvolvida durante este ano (dados referentes ao período compreendido entre Outubro de 2009 a Setembro de 2010) importa realçar:
- A Marinha navegou, 40.213 horas tendo percorrido 342.613 milhas o que equivale a cerca de 17 voltas ao mundo.
- Os seus militares estiveram empenhados em 5.341 dias de missão, tendo cerca de 15 navios por dia com missão atribuída.
Através desta presença efectiva no mar foram desenvolvidas missões no âmbito militar e de apoio à política externa de Portugal como é a viagem de volta ao mundo da “Sagres”, com participações na EUROMARFOR (Portugal assumiu o comando em Setembro de 2009), na ISAF/OMLT, e em exercícios nacionais e internacionais.
Especial relevo também para as missões de interesse público (acções de busca e salvamento, de fiscalização da pesca, de vigilância das áreas marítimas de soberania e jurisdição nacional, de combate à poluição) e investigação científica (apoio dado aos trabalhos de Extensão da Plataforma Continental), e demais acções integrantes da Missão da Marinha.(Marinha)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.