Está marcado para os dias 15,16 e 17 de Outubro e visa testar a resposta dos diferentes agentes de protecção civil, perante uma situação de enxurradas, sendo promovido pela secretaria regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
O exercício terá como cenário o concelho e Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, e decorre em simultâneo com um exercício militar, desenvolvido pelo Comando Operacional dos Açores, com o intuito de treinar o apoio das Forças Armadas à Protecção Civil.
Estão também envolvidas as corporações dos Bombeiros das ilhas de São Miguel e de Santa Maria, a Câmara Municipal e o Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, o Hospital do Divino Espírito Santo, o Instituto de Acção Social dos Açores, os Escuteiros do CNE, a Portugal Telecom, a Empresa de Electricidade dos Açores e os radioamadores, entre outros agentes da protecção civil.
Para o exercício "Açor" estão mobilizados significativos conjuntos de meios e de recursos, com a finalidade de resolver os diferentes incidentes suscitados pelo exercício, que terá uma fase de execução de 48 horas, ininterruptamente.
Também nos dias 15, 16 e 17, na ilha Terceira, vão ser testadas outras valências de protecção e socorro, envolvendo, desta feita, a Cruz Vermelha Portuguesa, o CNE e radioamadores.
No dia 17, Domingo, vai decorrer uma demonstração de capacidades, na área do porto de pescas de Vila Franca do Campo, envolvendo os recursos humanos e materiais do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e ainda das Forças Armadas.(RTP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.